Blog
Notícias, novidades, dicas e muito mais...

Alertar Radar no Waze

agosto 3, 2014 17 Comentários rtcoelho Alertas, Tutorial

Fala galera.

Hoje vim abordar todas as informações que envolvem o alerta de Radar.

Então vamos lá, estamos transitando por uma via e como é comum nas grandes cidades, estradas e rodovias, sempre nos deparamos com radares.

Eis que, neste exato momento o Waze se torna extremamente útil no dia-dia.

Antes de continuar gostaria de esclarecer alguns pontos:

Muitas pessoas questionam se utilizar este recurso pode causar uma infração no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), fiz algumas pesquisas e a única coisa que tem em nosso código de trânsito até a presente data, é sobre o antirradar.

Segundo o Art. 230 do CTB é considerada infração "Gravíssima" conduzir o veículo com dispositivo antirradar, a penalidade é multa e apreensão do veículo.

Portanto, interpretando a lei, ser avisado sobre radar, você não estará interferindo em seu funcionamento, pois o antirradar interfere no sinal do radar, fazendo com que o mesmo não consiga identificar a velocidade do veículo.

Então esta é uma interpretação minha, caso tenha dito alguma besteira, caso tenha interpretado errado ou caso encontre algo a respeito, por favor poste nos comentários, será de muita ajuda a comunidade.

Feito o esclarecimento vamos a parte didática do tutorial.

Então você avistou um radar que ainda não aparece no Waze, então faça o seguinte:

Procure fazer o alerta o mais próximo possível do radar, como na foto abaixo:

Foto da melhor posição para fazer o alerta.

 

  • 1º Passo >> No local exato onde o radar está instalado, basta tocar no botão de alerta.

 

  • Inportante:
  • Note na imagem abaixo que ao tocar no botão de alerta, aparece na parte de baixo do menu a informação "Localização e horário salvos", esta informação é muito importante, pois o Waze informa aos editores o ponto exato onde você informou o radar, se você alertar fora do local exato, o Waze não exibirá o mesmo no local correto, a menos que o editor reposicione o mesmo.

 

  • 2º Passo >> Toque em Radar.

 

waze_brasil_tutorial_alertar_radar_01

 

  • Segurança acima de tudo!
  • Não é porque indiquei a segurança no 3º passo que você não deva ter cuidado desde os dois primeiros, simplesmente nesta tela requer maior atenção de quem está fazendo o alerta, o ideal é que o alerta seja feito por algum passageiro e o Waze priva pela segurança no trânsito e ao detectar que está querendo fazer um alerta com o veículo em movimento, ele pergunta quem vai fazer o alerta, liberando apenas se for selecionado a opção passageiro.

    Claro que o motorista pode informar que é o passageiro que vai fazer o alerta, sendo que na verdade ele vai fazer, mas cabe a consciência e responsabilidade de todos, lembrando que no Brasil, o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que conduzir o veículo “utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular” é infração média e o motorista que for flagrado desrespeitando a lei está sujeito a multa e alguns pontinhos na carteira.

    Concluindo o raciocínio, seja consciente, caso não esteja numa situação favorável e não tiver com passageiro, deixe para fazer este alerta em uma outra oportunidade, pois diferente dos outros tipos de alertas, este não é possível, até o momento, enviar posteriormente.

No 3º e 4º passo a seguir, a ordem não tem importância e o único obrigatório que não tem uma opção padrão selecionada é o 3º passo, vamos a eles:

  • 3º Passo >> Selecione o tipo de radar.
  • Velocidade:
  • São os radares comuns fixos que pegam apenas a velocidade do veículo.

  • Semáforo:
  • São os radares próximos aos semáforos, que sua principal função é pegar o avanço de sinal vermelho, aqui no Brasil a maioria dos radares de semáforos também é um radar de velocidade, no caso onde existem os dois tipos de radar no mesmo ponto use apenas o de semáforo.

  • Falso:
  • Este tipo é para alertar radares falsos, normalmente usados para identificar câmeras ou caixas que possam serem confundidos como radar, este tipo de radar não gera alerta ao usuário e também é pouco usado.

  • 4º Passo >> Selecione o lado onde está o radar.

Informe em que lado da via o radar está, por padrão e normalmente informamos o trânsito no sentido em que estamos trafegando, mas se for visível e possível alertar o radar no sentido contrário, saiba que há a possibilidade.

  • 5º Passo >> Toque no botão enviar, para postar o alerta.

Depois de todos passos que você deseja informar no alerta estiver concluído, é só tocar no botão Enviar.

waze_brasil_tutorial_alertar_radar_02

 

Pronto, se sua conexão com a internet estiver ok, seu alerta é enviado aos editores de mapas e se o alerta for enviado corretamente, nenhum alerta será exibido.

Abaixo uma imagem do editor de mapas com um radar para ser aprovado.


waze_brasil_tutorial_alertar_radar_03

O radar só vai aparecer no mapa depois que um editor da região aprova-lo e informar a velocidade máxima, depois da aprovação do editor, o radar será exibido nas próximas atualizações de mapas, que você acompanha aqui no blog, ou na página oficial de status do Waze.

Bem é isso, espero que tenham gostado, peço que comentem sobre o assunto, lembrando que tudo o que foi escrito aqui foi com base na minha experiência utilizando o Waze e portanto, algumas informações podem estar em desacordo com a realidade, fiquem a vontade em me corrigir se estiver errado.

Acredito que tenha abordado todos os pontos necessários, mas caso apareça algo a mais farei posts complementares.

T+




    Comentários sobre este post! - 17 Comentários

  • francisco novembro 4, 2014 as 10:03 pm

    ótimo recurso para andar nas grandes cidade do brasil q é uma fabrica de multas.

    muito parabens pela iniciativas e criatividade.

  • Filipe novembro 24, 2014 as 5:04 pm

    É possível de alguma forma fazer "ALERTAS" sem conexão de rede (sem internet) ? Pois quis fazer algumas alterações durante uma viagem que fiz em uma BR (163 - Cuiabá-MT Rondonópolis-MT) onde quase toda ela, não tem sequer sinal de celular e está cheia de radares, obras, buracos, desvios e etc.. quase todos esses alertas não estão sendo "adicionado" no trajeto por não ter conexão durante quase todo o percurso, por isso resolvi editar no "Waze Editor" mas eu sou um editor de nível 2, e por isso posso fazer quase nada.

  • Alexandre dezembro 26, 2014 as 6:51 pm

    É possível ter um alerta sonoro quando houver um radar próximo? Obrigado.

    • rtcoelho março 23, 2015 as 12:54 pm

      Ele vai avisar se sonoramente, apenas se você estiver acima da velocidade permitida pelo radar.

  • Marcelino Franco janeiro 16, 2015 as 12:11 pm

    Bom dia!
    Bem explicativo o post acima, no entanto existe uma falha grave no Waze, ou melhor duas: A primeira é que ele "só alerta do radar se estivermos acima da velocidade permitida", eu mesmo já fiz o teste deixando para frear o carro "em cima" do radar e, embora o radar aparecer na tela, não houve alerta nenhum.
    Outro "defeito" é que não é possível cadastrar um novo radar através do editor de mapas, embora eu saiba a coordenada exata do mesmo, no ponto onde está o radar não tem sinal de celular o que torna impossível enviar o alerta pelo aplicativo. Daí o radar jamais será cadastrado...

    • rtcoelho março 23, 2015 as 12:59 pm

      Sim exatamente, se você está abaixo da velocidade não tem porque ele ficar lhe informando o tempo todo...
      Quanto á adicionar o radas direto pelo editor, não é uma falha e sim uma segurança, já pesou se alguns usuários mal intencionados começar a colocar radar onde não existe? direto pelo aplicativo isto já ocorre, imagina em frente ao PC?
      Mas parece que já estão vendo a possibilidade de adicionar pleo editor, mas provavelmente vai ser restrito á níveis mais altos...

  • Sivaldo julho 4, 2015 as 4:23 pm

    É de extrema importância que o Waze mostre automaticamente a velocidade do radar em questão!!!

    Mostrar só quando a validade estar acima fica ruim. E se não conseguir diminuir a velocidade a tempo?

  • Wagner Zacharias novembro 6, 2015 as 4:53 pm

    Olá. Existem radares da Regis Bittencourt entre São Paulo e Curitiba onde não há sinal de celular. Ficam na serra.
    Estando desconectado da internet, como fazer para cadastrar esses radares?

    • rtcoelho janeiro 28, 2016 as 1:24 pm

      Estas situações são realmente complicadas, uma dica seria tentar informar em um local o mais próximo possível do local, onde tenha internet é claro e se você for editor, ante de aprovar, mover ele no editor de mapas na posição correta e depois aprovar.

  • Erika novembro 27, 2015 as 8:33 am

    Bom dia.eu sabia onde estava o radar e fiz um teste,fiquei acima da velocidade p ver se ele iria avisar,e não avisou.e um erro sim a ser corrigido.

    • rtcoelho janeiro 28, 2016 as 1:21 pm

      Pode ser que quem aprovou o radar tenha informado a velocidade máxima permitida erada.

  • Daniela dezembro 5, 2015 as 7:32 am

    Olá, hj fui desligar o waze após o uso, e percebi que havia recebido 15 notificações de radares, estou preocupada. Gostaria de saber se o wazedeixa registrado alguma coisa, para que eu possa visualizar novamente. Obrigada

  • Wagner janeiro 12, 2016 as 6:37 am

    Por favor, alertar sobre a festa que a prefeitura de São Paulo vem fazendo e agindo de forma sorrateira, primeiro reduzem os limites de velocidade para instalar radares e aumentar o faturamento!
    Novo Radar na Marginal Tietê, via expressa instalada atrás das placas indicativas de saída para as Pontes das Bandeiras e Cruzeiro do Sul!
    Gentileza, atualizar alerta para não prejudicar, principalmente quem precisa trabalhar como caminhoneiros e taxistas!!!
    Não consegui anexar foto, mas é fato consumado. Obrigado!!

  • Leandro fevereiro 26, 2016 as 9:20 am

    Reforço a sugestão de vários usuários para que o aviso sonoro de radar funcione mesmo dentro da velocidade permitia, até para que não acelere para ultrapassem ou algo e corra o risco de levar uma multa. É uma mudança simples e ajudaria muito. Por exemplo, comprei o maparadar só para complementar esse aspecto, já que ele se propõe a informar sempre. Mas a base do Waze é muito melhor e não precisaria disso se ele avisasse sempre.

  • Geraldo S. Basanelli março 16, 2016 as 2:16 pm

    Este radar tem direcionamento em voz.

  • devalmir março 31, 2016 as 11:36 pm

    Boa noite, realmente o waze é muito bom só com um defeito que todos usuários reclamam : É o alerta de radares que não são sonoros e não marca a velocidade só a tarja piscando não é suficiente pra nós motoristas, apesar de desviar a atenção pro celular e já que estamos falando de segurança o waze precisa corrigir esta erro Urgente.

  • Eduardo maio 24, 2016 as 7:28 pm

    Prezados amigos. Gostaria de esclarecer uma dúvida e fazer uma sugestão. Tenho percebido que o Waze está alertando para excesso de velocidade na via, mas não está me mostrando a velocidade dos radares, muito menos se eu estou acima da velocidade ao me aproximar do radar. Então são coisas distintas: o controle de velocidade máxima na via e o controle da velocidade permitida ao me aproximar de cada radar, sendo que a última função meu Waze não faz. É alguma configuração especifica ou realmente uma limitação do Waze. Teria como implementar essa função? Minha sugestão e que ao se aproximar de um radar, o Waze mostre na tela a velocidade permitida e fique emitindo sinal sonoro se e enquanto o usuário estiver acima de tal velocidade.

Queremos saber sua opinião sobre o post acima, ficou alguma dúvida? Faça sua pergunta!

Please enter your real name. Don't worry your email will not be visible for pubic. We hate spam! If you have a website write it here. A backlink is always welcome.

NÃO OFICIAL