Blog
Notícias, novidades, dicas e muito mais...

Alertar Trânsito no Waze

abril 8, 2013 14 Comentários rtcoelho Alertas, Tutorial

Fala galera.

Hoje vim abordar todas as informações que envolvem o alerta de trânsito.

Então vamos lá, estamos transitando por uma via e como é comum nas grandes cidades, sempre nos deparamos com trânsito. Eis que, neste exato momento o Waze se torna extremamente útil no dia-dia.

No Waze, existe um algorítimo que faz á média da velocidade com os dados de todos os usuários que trafegam pelas vias, é com base nesta média que é gerado o alerta automático de trânsito lento, onde a via com transito, fica destacada na cor laranja ou vermelha, a via também ganha um balão informando a velocidade média, conforme imagem abaixo.

Alerta Automático de Trânsito

Além do alerta automático, no Waze é possível que os usuários também alerte manualmente o trânsito, já vi muitos usuários fazendo o seguinte questionamento:

- Se o Waze tem capacidade de detectar e informar trânsito, qual a utilidade do alerta manual?

Bem, vou citar 4 motivos para a colaboração mutua dos usuários com os alertas de trânsito:

  • 1º Motivo:
  • Suponhamos que por onde você esta passando, ainda não existe dados suficientes para o Waze gerar o alerta automático, então você pode colaborar informando que há transito neste local;

  • 2º Motivo:
  • Caso a via já esteja com o alerta automático, você pode colaborar informando detalhes sobre este trânsito com foto, descrição e até áudio;

  • 3º Motivo:
  • Com a colaboração, se abre a oportunidade de interação entre os usuários que estão próximos ao alerta, podendo comentar e agradecer pela informação, com isso o usuário que posta um alerta ganha 6 pontos que melhora seu nível de reputação dentro da comunidade do Waze, sobre este assunto fica para um outro post.

  • 4º Motivo:
  • Com as colaborações, o Waze cria diversas estatísticas que serão fundamentais para os próximos usuários que forem passar pela via com o alerta.

Passadas as explicações sobre a importância da colaboração, vamos agora á prática de como fazer um alerta.

  • 1º Passo >> Quando estiver em um trânsito, basta tocar no botão de alerta.
  • 2º Passo >> Toque em Trânsito.

waze_tutorial_alertar_transito_01

  • 3º Passo >> Segurança acima de tudo!
  • Não é porque indiquei a segurança no 3º passo que você não deva ter cuidado desde os dois primeiros, simplesmente nesta tela requer maior atenção de quem está fazendo o alerta, o ideal é que o alerta seja feito por algum passageiro e o Waze priva pela segurança no trânsito e ao detectar que está querendo fazer um alerta com o veiculo em movimento, ele pergunta quem vai fazer o alerta, liberando apenas se for selecionado a opção passageiro.

    Claro que o motorista pode informar que é o passageiro que vai fazer o alerta, sendo que na verdade ele vai fazer, mas cabe a consciência e responsabilidade de todos, lembrando que no Brasil, o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que conduzir o veículo “utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular” é infração média e o motorista que for flagrado desrespeitando a lei está sujeito a multa e alguns pontinhos na carteira.

    Concluindo o raciocínio, seja consciente, caso esteja dirigindo e não tiver ninguém para fazer o alerta, o Waze traz este 3º passo para a segurança no trânsito, tocando neste botão ou ao termino da contagem regressiva, o Waze guarda na memória o local e os dados necessários para serem postados em uma situação com mais segurança.

Segurança Acima de Tudo

 

Caso quem for fazer o alerta seja realmente o Passageiro, pule para o 5º passo.

 

  • 4º Passo >> Toque no alerta salvo.
  • Conforme dito no terceiro passo, antes do Waze liberar o acesso a tela conforme imagem acima, ele pergunta quem vai fazer o alerta, como estou sem celular, pois perdi o meu, não tenho como tirar uma screen desta tela, ficando para uma futura atualização do post, ou se alguém puder colaborar, basta fazer um comentário. Continuando, se nesta tela, não tocar em passageiro, o Waze salvará os dados necessários para serem postados em uma situação com mais segurança.

    Quando for seguro e possível fazer o alerta, basta tocar no botão que tem a imagem de uma fila de carros que estará flutuando na margem esquerda da tela do aparelho.

Tocar no botão flutuante

Nos passos a seguir, do 5º ao 10º a ordem não tem importância e o único obrigatório que não tem uma opção padrão selecionada é o 5º passo, vamos a eles:

  • 5º Passo >> Selecione o tipo de trânsito.
  • A seleção de um nível de trânsito mais próximo da realidade, torna o Waze mais preciso, portanto, o cuidado ao informar o nível mais próximo do real, acarreta em cálculos de tempos mais próximos da realidade, quanto maior for o número de informações desconexas, mais impreciso o mesmo fica e por isso é importante que todos os usuários se conscientizem disso, este também é um dos motivos que resolvi montar este blog, afim de espalhar o conhecimento de um uso mais correto possível.

    Abaixo listo uma regrinha que criei que torna mais fácil de identificar como está o nível de trânsito:

    Trânsito Moderado
    Considero moderado, o trânsito em que não é possível se desenvolver entre 91 e 100% da velocidade permitida na via, compreendendo entre 61 e 90%.

    Exemplo: Em uma via onde a velocidade máxima seja 100Kmph, considero trânsito Moderado a média de velocidade entre 61 á 90Kmph.

    Trânsito Intenso
    Seguindo o raciocínio anterior, considero intenso, o trânsito em que não é possível se desenvolver entre 61 e 100% da velocidade permitida na via, compreendendo entre 31 e 60%.

    Exemplo: Em uma via onde a velocidade máxima seja 100Kmph, considero trânsito Moderado a média de velocidade entre 31 á 60Kmph.

    Trânsito Parado
    Concluindo o raciocínio, considero parado, o trânsito em que não é possível se desenvolver entre 31 e 100% da velocidade permitida na via, compreendendo entre 0 e 30%.

    Exemplo: Em uma via onde a velocidade máxima seja 100Kmph, considero trânsito Parado a média de velocidade entre 0 á 30Kmph, normalmente é aquele famoso, anda e para, para e anda..

    O trânsito compreendido entre 91 e 100%, podemos considerar normal, afinal dificilmente se consegue manter uma média de velocidade em 100% do tempo, agora que já se sabe como identificar o nível de trânsito podemos selecioná-lo.

    Selecione o Nível de Trânsito

  • 6º Passo >> Faça uma comentário sobre o trânsito.
  • Se for possível, faça um comentário sobre o que possa estar gerando o trânsito, no exemplo abaixo informei que se deve ao excesso de veículos.

    Comente o Alerta

  • 7º Passo >> Selecione o lado onde está o trânsito.
  • Informe em que lado da via o trânsito está, por padrão e normalmente informamos o trânsito no sentido em que estamos trafegando, mas se for visível e possível alertar o trânsito no sentido contrário, saiba que há a possibilidade.

    Informe o Sentido do Trânsito

  • 8º Passo >> Tire uma foto para anexar ao alerta.
  • Outra informação que pode ser adicionado ao seu alerta é a possibilidade de se anexar uma foto, assim, quem visualizar seu alerta, pode ter uma ideia visual de como está o trânsito.

    Anexe uma Foto

  • 9º Passo >> Grave um áudio para anexar ao alerta.
  • Está ruim de digitar? Saiba que você pode anexar ao alerta até 10 segundos de áudio.

    Anexe 30 Segundos de Áudio

  • 10º Passo >> Escolha os grupos que enviará o alerta.
  • No Waze você pode fazer parte de diversos grupos criados pelos próprios usuários, com isso você fica sempre bem informado com os alertas postados nestes grupos, neste passo, você pode selecionar qual o grupo você deseja compartilhar o alerta.

    Compartilhe com Grupos

  • 11º Passo >> Toque no botão enviar, para postar o alerta.
  • Depois de todos passos que você deseja informar no alerta estiver concluído, é só tocar no botão Enviar.

    Enviar Alerta de Trânsito

Pronto, se sua conexão com a internet estiver ok, seu alerta é enviado em poucos segundos e um balão de trânsito aparecerá na via, abaixo uma screen desta simulação que fiz:

Exemplo de Alerta de Trânsito

 

Com o alerta enviado, os usuários que tocarem nele verá como na imagem acima e poderão agradecer pelo alerta e comentar sobre o mesmo, quando uma destas situações ocorrer, você receberá uma mensagem informando.

Bem é isso, espero que tenham gostado, peço que comentem sobre o assunto, lembrando que tudo o que foi escrito aqui foi com base na minha experiencia de 9 meses utilizando o Waze e portanto, algumas informações podem estar em desacordo com a realidade, fiquem a vontade em me corrigir se estiver errado.

Acredito que tenha abordado todos os pontos necessários, mas caso apareça algo a mais farei posts complementares.

T+


    Comentários sobre este post! - 14 Comentários

  • Madson Ferrari abril 14, 2013 as 9:52 am

    Muito boa a explicação. Parabéns.

    • rtcoelho abril 14, 2013 as 1:04 pm

      Obrigado...

  • Marcos junho 8, 2013 as 2:27 pm

    Faço todos os procedimentos, o Waze me informa que meu alerta foi publicado com sucesso, também me informa sobre os pontos que ganhei por esse alerta, mas quando procuro o balãozinho com o alerta que publiquei, não acho. Quando procuro pelo menu principal, indo na opção "alertas" também não encontro. Por quê?

    • rtcoelho junho 11, 2013 as 4:22 pm

      Já notei que isto ocorre algumas vezes.
      Acredito que seja pela quantidade de alertas sobre a mesma informação e local.
      Então para não acumular um monte de alertas, ele deve ocultar o excesso.
      T+

  • leonardo santos outubro 17, 2013 as 8:48 pm

    Ola,
    Gostaria de saber se tem como mudar a voz de navegação? Aqui só mostra a opção Portugues BR e mais nada.

  • Thyago fevereiro 27, 2014 as 2:20 pm

    Muito boa as informações. Fiz tudo correto como ensina acima. E apareceu uma caixa de mensagem dizendo que tenho que ajustas a precisão em configurações e mostra o caminho. Menu > Configurações > Localização. Sendo que não tem essa opção e ai não consigo postar nenhum alerta. Verifico se é problema na conexão, mas não é pois consigo visualizar curtir alerta. Mas não consigo gerar o alerta alguem poderia me ajudar?

    • Frederico abril 3, 2014 as 9:32 am

      Thyago, o meu está com esse problema também... conseguiu arrumar o seu?

  • Evaldo barosa março 25, 2014 as 9:04 pm

    porque,quando saio de casa,estabeleço a rota no waze da tudo certo,porem quando estou na rua e quero traçar outra rota, nao tem conexao,o quer dizer com isso,sendo que um navegador normal vc programa ele onde estiver,e no wze ele fica procurando conexao,e a partir dai nao posso utilizar,porem o mapa ele mostra e mostra tbem meu carro seguindo,mas sem voz,ele perde a conexao com o satelite?

    • rtcoelho junho 18, 2014 as 10:41 am

      Este é um problema que mais incomoda os usuários, e é culpa das operadoras e parte do Waze.

      Eles já estão trabalhando para minimizar este problema..

  • Leandro junho 17, 2014 as 8:07 pm

    Como faço para remover um alerta?

    • rtcoelho junho 18, 2014 as 10:40 am

      Infelizmente ainda não tem este recurso.

  • Fernando r Araújo setembro 1, 2014 as 5:31 pm

    Meu o App e mto bom mas vcs
    tbm poderiam ajudar os taxista tbm ne!!! Fazendo um mapa por onde podemos andar como corredores e vias!!! Q vcs acham? Ia ajudar em dobro sabia! É só uma sugestão ta. Vcs estão de parabéns
    Queria que me respondesse por favor, falo em nome de todos os taxistas de São Paulo ( obg)

  • Rafael Porcari novembro 18, 2014 as 6:57 pm

    Pergunta de novato no Waze: se a via está andando bem e eu clicar no alerta de trânsito sem selecionar as 3 opções, automaticamente os outros usuários entendem que o trânsito está livre?
    Ou não se alerta nada quando o trânsito está bom?
    Realmente tenho essa dúvida, sou novo no aplicativo e não está muito claro pra mim.

  • Marcelo Gomes agosto 12, 2015 as 12:42 am

    Quando vcs irão gravar os dados da viagem? Tipo, tempo, km, velocidade média, tempo de parada.....??

Queremos saber sua opinião sobre o post acima, ficou alguma dúvida? Faça sua pergunta!

Please enter your real name. Don't worry your email will not be visible for pubic. We hate spam! If you have a website write it here. A backlink is always welcome.

NÃO OFICIAL