Blog
Notícias, novidades, dicas e muito mais...

Waze na Mira de Facebook e Google #01

maio 25, 2013 Nenhum Comentário rtcoelho Notícias, Rumores
UPDATE #01 - Rumor confirmado, o Google comprou o Waze, confira aqui.

No início deste mês, o diário de negócios Calcalist, publicou uma matéria onde dizia que o Facebook estaria em negociação para adquirir o Waze.

Segundo o site, as negociações já estariam na faixa entre 800 milhões e 1 bilhão de dólares.

Com o sucesso e o crescimento do Waze, era evidente que cedo ou tarde uma grande empresa queira tomar posse deste sucesso, e parece que o Google também está interessado e quer entrar de vez nesta disputa.

Em outra matéria do Calcalist feita ontem 24/05, eles dizem que o Google teria entrado na briga já com uma proposta de 1 bilhão de dólares, enquanto que a proposta do Facebook não teria passado dos 850 milhões.

Destaco agora alguns pontos interessantes destas supostas negociações:

Ponto negativo ao Facebook:

Além do valor já citado, durante as negociações, surgiu um desacordo entre as partes, o Facebook ao comprar o Waze, pretende fazer a dissolução da sede atual do Waze em Israel e pretenderia levar apenas alguns dos 100 funcionários atuais para a sede do Facebook em São Francisco, já o Waze exige que esta sede seja mantida sem mudanças.

Ponto positivo ao Facebook:

O Facebook já deixou claro que não irá interferir nas atividades do Waze.

Este ponto é muito importante, pois evita a chamada "exclusividade" de determinadas empresas, pois se a Apple, o Google ou a Microsoft comprar, certamente eles iram fechar as portas para seus concorrentes, tornando o aplicativo exclusivo aos usuários de sua plataforma.

Ponto positivo ao Google:

 

Convenhamos, se o Google estiver realmente interessado em adquirir o Waze, dificilmente ele irá perder por causa de dinheiro.

 

O ponto negativo da exclusividade citada no tópico acima, pode não acontecer, afinal, imagino o Google com uma mente mais aberta que a Apple, por exemplo.

 

A Apple gosta das "exclusividades", exemplo recente foi ela ter removido o app nativo do Google Maps e criado o seu "exclusivo" "Mapas", que convenhamos foi um tiro no pé, mesmo assim, o Google lançou seu app independente para o IOS e parece que está mais feliz assim, afinal ele agora tem o total controle do app, o que não ocorria antes.

 

Vale lembrar também que, com essa mancada da Apple, ela acabou dando o empurrãozinho que faltava para o Waze se popularizar.

Ponto negativo ao Google:

 

Apesar do que disse acima, parece que o Waze, não esta disposto a ver seu app nas mãos destas gananciosas empresas, que seriam capazes de comprar o Waze somente para demonstrar poder.

 

Outro agravante é que o Facebook já está nesta negociação á cerca de 6 meses e parece que tem até um acordo de que, enquanto ainda houver negociação entre Facebook e Waze, nenhuma outra empresa poderá entrar na disputa.

Bem é isso ai, eu acredito que muita coisa vai rolar ainda, pois no início do ano surgiu um boato de que a Apple havia feito uma proposta de aproximadamente 400 milhões de dólares, mas que foi desmentida pela Apple.

Com isso, só nos resta esperar e torcer, para que o melhor possa acontecer para o Waze, ou melhor, seja qual for o resultado, quem tem que ganhar com isso é a "Comunidade Waze", afinal somos nós a fonte que o sistema precisa para funcionar.

Gostaria de saber a opinião de vocês...

T+

Fonte: Calcalist


Queremos saber sua opinião sobre o post acima, ficou alguma dúvida? Faça sua pergunta!

Please enter your real name. Don't worry your email will not be visible for pubic. We hate spam! If you have a website write it here. A backlink is always welcome.

NÃO OFICIAL